Terapia Assistida com Animais auxilia crianças em vulnerabilidade

Programa de Terapia Assistida com Animais atende crianças vítimas de violência, abusos, negligência através de estímulo psicológico derivado do contato com os animais

Pensando em transformar a vida de crianças em vulnerabilidade, a organização Conecta desenvolve um trabalho de Terapia Assistida por Animais de Fazenda (TAA). Criada em 2021 pela médica veterinária Daniela Gurgel, a instituição oferece um modelo de intervenção com animais, inspirado na entidade norte-americana Green Chemneys.

Trata-se de atendimento multidisciplinar voltado à crianças vítimas de violência, abusos, negligência ou abandono; que tenham transtornos psicológicos como depressão e TOC; estejam no espectro autista; e/ou que possuam algum tipo de deficiência. Em sua atuação, a Conecta contempla três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU para Agenda 2030: ODS 3 – Saúde, ODS 4 – Educação e Qualidade e ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre.

“Atendemos crianças, adolescentes e suas famílias, que não são absorvidos pelo sistema e vivem em situação de pobreza ou de extrema pobreza, sempre apoiados na Convenção dos Direitos das Crianças e Adolescentes, que prevê o direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência”, explica Daniela.

Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, prevê a necessidade de proteção sempre que essa parcela da população tiver seus direitos ameaçados ou violados, mediante ação ou omissão da sociedade ou do Estado; por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável e em razão de suas condutas.

De acordo com relatório divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), “Destituição do Poder Familiar e Adoção de Crianças”, sobre os anos de 2019 a 2021, 27.456 crianças que estavam em processos de destituição do Poder Familiar foram incluídas no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA). O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicadas (IPEA) informa que a negligência, a violência ou abandono pelos pais figuram entre as maiores causas nos casos de afastamento.

A Terapia Assistida por Animais é uma oportunidade para essas crianças desenvolverem uma melhora no desempenho acadêmico, na auto percepção e no respeito ao outro, enquanto o estímulo psicológico derivado do contato com os animais diminui sintomas de ansiedade e estresse.

Por: Iara de Andrade

Fonte: observatorio3setor.org.br

//]]>