Realidade ignorada: 1 em cada 3 no Brasil sofre com privação de comida

84,9 milhões de brasileiros vivem em domicílios com algum grau de insegurança alimentar. Desse total, 10,3 milhões sofrem com a fome.

O Brasil vem sofrendo com as queimadas, a pandemia de Covid-19 e também com a fome. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE) mostram que mais de 1 em cada 3 pessoas no Brasil sofre com privação de comida.

Dos 68,9 milhões de domicílios no Brasil, 36,7% estavam com algum grau de insegurança alimentar, atingindo 84,9 milhões de pessoas. A insegurança alimentar é quando há falta ou restrição de alimentos.

A fome é uma das mais cruéis situações que o ser humano pode passar, e faz parte da vida de 10,3 milhões de brasileiros.

Em cinco anos, aumentou em cerca de 3 milhões o número de pessoas no país em situação de insegurança alimentar grave (fome), chegando a, pelo menos, cerca de 10,3 milhões os brasileiros nesta situação.

A pesquisa também apontou que pelo menos metade das crianças menores de cinco anos no Brasil viviam em lares com algum grau de insegurança alimentar. São 6,5 milhões de crianças vivendo sob essas condições. Em 2017-2018, 5,1% das crianças com menos de 5 anos e 7,3% das pessoas com idade entre 5 e 17 anos viviam em domicílios com insegurança alimentar grave, ou seja, em lares em que as pessoas passam fome.

Dos 3,1 milhões de domicílios com insegurança alimentar grave no país, 1,3 milhão estavam no Nordeste, o que equivale a 7,1% dos lares.

Por: Maria Fernanda Garcia

Fonte: observatorio3setor.org.br

//]]>