Perspectiva aborda o cenário das organizações do Terceiro Setor

programa Perspectiva  falou sobre o cenário atual das organizações do Terceiro Setor. Durante o programa, os apresentadores Joel Scala e Kika Saez conversaram com as convidadas sobre questões como a suspensão da USAID, profissionalização das ONGs e a captação de recursos.

Uma das entrevistadas da semana foi a Bia Gurgel, diretora da BG Soluções Sociais, captadora de recursos e jornalista. Segundo ela, o terceiro setor evoluiu bastante em questões de profissionalização, citando a necessidade das organizações em buscar melhorias na gestão e governança.

Para a captadora de recursos, esse é o primeiro desafio. Afinal, as organizações de pequeno, médio e grande porte evoluem em um processo não linear e, muitas vezes, a gestão e a governança não acompanham o desenvolvimento. Bia afirmou que esse problema ocorre em organizações do Nordeste, onde vive e atua, mas também no restante do país.

Ainda sobre a região nordeste, ela destacou as dificuldades para encontrar fontes de financiamento na parte institucional.  “O Nordeste, como um todo, está muito fora de interesse de grandes empresas do país”, completou.

Outra convidada desta edição do Perspectiva foi Cynthia Betti, CEO da Plan International Brasil. Entre as suas falas, ela comentou as dificuldades das ONGs em conseguir profissionais qualificados em captação de recursos. 

“Muitas vezes, quando se fala em trabalhar numa ONG, as pessoas vêm e querem trabalhar diretamente nas comunidades. É muito difícil ter pessoas que nascem com aquela vontade de serem captadoras de recursos’”, afirmou. De acordo com Cynthia, isso pode ocorrer pela dificuldade associada ao processo de captação.

No entanto, a CEO da Plan International Brasil pontuou a importância desses profissionais para o desenvolvimento das organizações. Segundo ela, sem eles, “fica impossível a ONG sobreviver”.

Além das convidadas, o Perspectiva contou com a participação dos seus colunistas. Paulo Sabbag, doutor em administração, falou sobre o uso da Inteligência Artificial no Terceiro Setor. Alain Levi, fundador e CEO da Motivare e autor do livro “Marketing sem blá-blá-blá: inspirações para transformação cultural na era do propósito”, falou sobre Terceiro Setor e Responsabilidade Social.

O Perspectiva é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas às terças-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual. A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio deste site

Por: Redação Observatório 3º Setor

Fonte: observatorio3setor.org.br

//]]>