Conheça os negócios de impacto social e entenda a sua importância para o desenvolvimento da sociedade atual.
O empreendedorismo tem a capacidade de gerar transformações positivas à sociedade, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento econômico de uma empresa. Esse é o foco dos negócios de impacto social, que surgem do desejo de oferecer soluções a problemas da população em geral.
Atualmente, esse modelo de empreendimento tem tido papel importante na promoção de bem-estar e na qualidade de vida de diversas comunidades.
Conheça a seguir mais detalhes desse modelo de organização:
O que são negócios de impacto social?
Trata-se de empresas, de diferentes portes, cujo objetivo principal é gerar um impacto social e ambiental positivo. Entretanto, deve haver sustentabilidade econômica, de modo que o negócio consiga manter-se financeiramente com sua própria renda, sem a necessidade de recursos vindos de terceiros como doações.
A inovação costuma ser parte desse modelo de empreendedorismo. Muitos empresários estão investindo em formas criativas de solucionar problemas que impactam uma comunidade e assim gerar receita para o crescimento de suas organizações.
Desse modo, os negócios de impacto social acabam se destacando tanto por promover benefício à sociedade, quanto por seu papel na propagação de inovações ao mercado.
Esses empreendimentos possuem algumas características em comum que o tornam facilmente reconhecíveis, como:
Intencionalidade na resolução de problemas
Um negócio de impacto social tem o propósito explícito de resolver ao menos uma questão que afeta a sociedade. Esse objetivo pode ter caráter social ou ambiental, mas sempre será benéfico para a comunidade em que será inserido.
Muitas vezes, esses empreendimentos usam as estratégias de ESG e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU como pilares de sua metodologia de atuação.
Foco na população de baixa renda
Os produtos e serviços oferecidos pelos negócios de impacto social são sempre focados em auxiliar a população de baixa renda. Por isso, além de solucionar problemas dessas comunidades, eles também fornecem suas atividades a um custo apropriado a essas pessoas.
Rentabilidade
Um dos compromissos desse tipo de empreendimento é com o retorno financeiro. Ele deve operar pela lógica do mercado e gerar rentabilidade própria, assim como qualquer outra empresa. Por isso, precisam de um modelo de robusto de negócio que proporcione seu crescimento de modo orgânico.
Monitoramento do impacto gerado
Monitorar qual o impacto gerado por suas atividades é algo recorrente nesse modelo de negócio. As empresas precisam garantir que estão atingindo um de seus objetivos principais e devem se preocupar em elaborar relatórios frequentes com os dados de suas ações.
Para esse tipo de empreendimento, proporcionar mudanças significativas é algo tão relevante quando obter lucro para sua ampliação.
Fonte: sebrades.com.br