Governo sugere rever legislação para brasileiro consumir alimento vencido

Ministros Paulo Guedes e Tereza Cristina disseram que o governo pode rever a legislação para flexibilizar o uso de produtos vencidos, para reduzir desperdício de alimentos.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmaram que o governo pode rever a legislação para flexibilizar o uso de produtos vencidos, com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos. A declaração foi feita no 1º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento.

No mesmo evento, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo estudará formas de direcionar alimentos desperdiçados pelas famílias brasileiras aos programas sociais – inclusive ao Bolsa Família, em processo de reformulação.

“Você vê um prato de um [cidadão] classe média europeu, que já enfrentou duas guerras mundiais, são pratos relativamente pequenos. E os nossos aqui, fazemos almoços onde às vezes há uma sobra enorme. E isso vai até o final, que é a refeição da classe média alta. Até lá, há excessos”, disse o ministro da Economia.

O Brasil está entre os países que mais desperdiçam comida no mundo. Um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que cerca de 40% de tudo que é produzido no país vai para o lixo.

Uma lei sancionada no ano passado permite que empresas e instituições doem a comida que sobra, mas não a que vence. Dessa forma, tudo o que passa do prazo de validade no país precisa ser jogado fora.

Por: Maria Fernanda Garcia

Fonte: CNN Brasil / G1 / observatorio3setor.org.br

//]]>