Gestão de Pessoas: qual sua importância para as empresas?

O capital humano é visto como algo muito valioso para as empresas de qualquer setor. Portanto, as lideranças devem investir no bem-estar de seus colaboradores. Nesse momento, é fundamental saber realizar uma gestão de pessoas eficiente.
Por meio dessa técnica de gerenciamento, é possível promover a motivação de equipes e atrair talentos cada vez melhores.
Entretanto, isso só será possível com ações de incentivo que demonstrem a valorização do funcionário por parte de seus gestores. Assim é criado um ambiente saudável a todos.
Como aplicar uma gestão de pessoas eficiente? Para responder a tal pergunta, é indispensável compreender o significado geral do termo e sua relevância para negócios em geral:

O que é a Gestão de Pessoas?

Ao contrário do que muitos acreditam, a gestão de pessoas não se resume apenas a selecionar os melhores colaboradores para determinados cargos. O assunto é mais profundo e envolve diversas práticas para a administração adequada dos times de uma empresa.
Todo o processo de valorização e desenvolvimento dos profissionais está incluído nessa questão. Gestores precisam construir ações que incentivem o crescimento do colaborador e aprimorem suas capacidades e habilidades.
É necessário também ter um plano de evolução interna bem alinhado com os funcionários. Desse modo, eles sentem que a empresa os reconhece por seus esforços diários. Essas ações afetam diretamente a satisfação do colaborador, o que melhora todo o ambiente do negócio.
A gestão de pessoas igualmente deve ser trabalhada de modo a alinhar as expectativas e os objetivos dos funcionários com a missão da empresa. Quando isso é feito, os times conseguem atingir melhores resultados e conquistar novas metas internas.

Benefícios de uma Gestão de Pessoas eficiente

A aplicação de metodologias bem elaboradas de gestão de pessoas pode trazer uma série de vantagens a um negócio, como por exemplo:

  • Aumento da produtividade, uma vez que colaboradores mais motivados costumam produzir mais, além de trabalharem melhor em equipe;
  • Diminuição de conflitos, provenientes tanto da satisfação dos times, como da melhora na comunicação entre eles;
  • Maior retenção de talentos, o que se reflete em equipes mais bem organizadas, pois a rotatividade de funcionários é bem menor;
  • Destaque no mercado diante da concorrência, uma vez que há uma melhora na produção e nos processos internos do negócio.

Vale ressaltar que a gestão eficiente do capital humano está intrinsicamente ligada a ações sociais que regem algumas das diretrizes do ESG, o conceito mais relevante do mercado de trabalho atual.

Os pilares da Gestão de Pessoas

Uma gestão de pessoas eficiente está pautada em cinco pilares que conduzem as tomadas de decisão das lideranças perante seus times. Esses pilares são:

Motivação

Trata-se do pilar relacionado à já citada capacidade de motivar os colaboradores com boas estratégias. Para colocá-lo em ação, é vital identificar o que causa bem-estar aos times e assim prevenir adversidades. Incentivos financeiros e emocionais fazem parte deste pilar.

Comunicação interna

Estabelecer uma comunicação interna é essencial para mitigar conflitos e alinhar a cultura da empresa. Quando não há uma troca de informações, os processos ficam confusos e a produtividade diminui. A distribuição clara de informações auxilia todos os envolvidos a desenvolverem suas atividades com precisão e eficiência.

Trabalho em equipe

Comunicação e motivação são peças importantes para a construção do terceiro pilar: o trabalho em equipe junto aos colaboradores. É imprescindível incentivar o diálogo e o companheirismo para que os times consigam criar soluções inovadoras e, juntos, saibam superar desafios.

Gestão de competência

Esse pilar diz respeito à capacidade de administrar as habilidades de todos os colaboradores de modo a alinhá-las com os objetivos de um negócio. Quando se consegue gerenciar as competências dos envolvidos em um processo, é possível alcançar maior eficiência e fazer com que todos desempenhem suas funções com foco na qualidade de suas atividades.

Treinamento e desenvolvimento

A gestão de pessoas deve incentivar a evolução profissional dos colaboradores. Para isso é preciso investir em treinamentos e cursos de aprimoramento. Um grupo de funcionários bem capacitado se reflete em resultados melhores para uma empresa.

Como implementar a Gestão de Pessoas nas empresas?

Com base nos pilares citados, há algumas ações que as lideranças de um negócio podem praticar para começar ou melhorar seus processos de gestão de pessoas:

  • Desenvolver um plano de carreira que promova o crescimento dos funcionários nas empresas;
  • Investir em parcerias com instituições educacionais para que o colaborador possa aprimorar seus conhecimentos;
  • Realizar avaliações periódicas de desempenho com foco em identificar as oportunidades de desenvolvimento de todos os indivíduos;
  • Criar uma cultura de feedback positivo para que o colaborador possa reconhecer seus erros e acertos, bem como sugerir pontos a melhorar no negócio.

Profissionais em posições de liderança e gestores de RH podem aprimorar suas habilidades de gerenciamento de capital humano por meio de cursos profissionalizantes. O SEBRADES conta com um curso de Gestão de Pessoas completo com conteúdos sobre liderança, comunicação, gestão de conflitos e comunicação. Conheça o curso e evolua suas estratégias.

Fonte: sebrades.com.br

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