FIFE 2024 discute IA como ferramenta para o terceiro setor

A 11ª edição do Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE) 2024, promovido pela Rede Filantropia, destaca a Inteligência Artificial (IA) no terceiro setor, reunindo especialistas para impulsionar práticas inovadoras e maximizar o impacto social; evento ocorre de 23 a 26 de abril em Belo Horizonte.

O Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE) emergiu como um ambiente de conhecimento e conexão no cenário do Terceiro Setor, oferecendo uma plataforma para profissionais e gestores buscarem oportunidades de crescimento e adaptação em um mundo em constante evolução. Realizado anualmente desde 2014, o evento organizado pela Rede Filantropia traz à luz questões pertinentes e estratégias inovadoras para fortalecer as organizações da sociedade civil (OSCs).

Em sua 11ª edição, que ocorrerá de 23 a 26 de abril de 2024, em Belo Horizonte (MG), o FIFE se destaca pela ênfase na temática da Inteligência Artificial (IA) e seu impacto no Terceiro Setor.

Com uma abordagem inclusiva, o FIFE é um espaço de diálogo e aprendizado aberto a diversos públicos, desde profissionais do Terceiro Setor até gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento social. Em meio a palestras, rodas de conversa, oficinas e exposições, o evento busca promover a troca de experiências e conhecimentos, incentivando a inovação e o aprimoramento das práticas no setor.

Um dos destaques da edição de 2024 é o foco na Inteligência Artificial e suas aplicações no Terceiro Setor. As sessões dedicadas a esse tema explorarão como a IA pode otimizar processos de gestão, captação de recursos e marketing, além de discutir estratégias para integrar essa tecnologia às competências socioemocionais nos projetos sociais. Essa abordagem reflete o reconhecimento crescente do potencial da IA para impulsionar o impacto social de forma eficaz e sustentável.

“Vemos que é importante discutir não apenas as oportunidades que essa tecnologia oferece, como a automação de processos e a análise avançada de dados para tomada de decisões mais estratégicas, mas também os desafios éticos que ela traz. As palestras vão explorar de forma prática como a IA pode impulsionar o impacto social das organizações e a necessidade de adotar abordagens responsáveis e transparentes em seu uso”, afirma a diretora executiva da Rede Filantropia, Thais Iannarelli.

A lista de palestrantes do FIFE 2024 inclui especialistas renomados nacional e internacionalmente, como Darian Heyman, fundador da Helping People Help, cuja experiência oferecerá perspectivas valiosas sobre as tendências globais do Terceiro Setor. Além disso, figuras proeminentes como Igor Ferrer, Cassio Aoqui, e Juliana Furini trarão suas experiências e conhecimentos para enriquecer as discussões sobre os desafios e oportunidades enfrentados pelas OSCs.

O FIFE 2024 oferece uma oportunidade de alinhar as iniciativas do Terceiro Setor com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda ONU, destacando a importância de promover práticas e projetos que contribuam para o avanço dessas metas globais de forma significativa e mensurável, como a meta do ODS 17, parcerias e meios de implementação.

Fonte: observatorio3setor.org.br
Foto: Rede Filantropia.

//]]>