Os cursos da Escola Aberta são destinados a profissionais do terceiro setor em busca de capacitação. As aulas são disponibilizadas na plataforma da organização, sendo acessadas de forma online e gratuita.
A Escola Aberta do Terceiro Setor disponibiliza uma série de cursos gratuitos para melhorar a capacitação dos profissionais de organizações da sociedade civil. Entre as variadas opções de aprendizado, estão os cursos de Desenvolvimento Institucional, Investimento Socioambiental e Introdução à Inclusão e Diversidade, os quais são acessados digitalmente por meio do site da organização.
Segundo levantamento do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o número de fechamento de OSCs, entre 2010 e 2019, representou quase metade do número de aberturas, evidenciando as dificuldades de manter uma organização ativa. Com a disponibilização de cursos online e gratuitos, a Escola Aberta procura ampliar o conhecimento das pessoas que atuam em entidades sem fins lucrativos. A partir disso, a escola espera que os profissionais potencializem a gestão das suas organizações, aumentando a capacidade de superar desafios e fortalecendo o Terceiro Setor do país.
“Trabalhar para o fortalecimento e desenvolvimento institucional das organizações da sociedade civil, por meio da capacitação de quem atua nas instituições é uma das premissas da Escola Aberta do Terceiro Setor. Diariamente novos alunos chegam na plataforma em busca de conhecimento em suas respectivas áreas e nossos esforços são sempre para que o conteúdo faça a diferença no dia a dia dos nossos alunos”, afirmou Débora Verdan, jornalista e coordenadora de conteúdo e produção da Escola Aberta do Terceiro Setor.
O curso intitulado como “O que é Desenvolvimento Institucional” foca em ampliar a visão dos alunos sobre a importância das ações de governança em uma organização da sociedade civil, também desconstruindo algumas lógicas de gestão que não são viáveis para o Terceiro Setor. Ele é dividido em 3 aulas, uma primeira buscando introduzir o conceito de Desenvolvimento Institucional (DI), outra focada em destrinchar o que é o DI para as OSCs e a última com foco em debater os mitos e reflexões sobre o tema.
Quem deseja aprender mais sobre a prática da mobilização de recursos nas Organizações da Sociedade Civil, pode se interessar pelo curso “O que é investimento Socioambiental”. Além de apresentar os conceitos básicos de investimento social e ambiental para OSCs e abordar a importância da prática de mobilização de recursos, este conteúdo mostra como ter assertividade nos processos de gestão de recursos para aumentar a confiança dos investidores no trabalho da organização.
Outro curso que pode interessar os profissionais do terceiro setor é o “Introdução à Inclusão e Diversidade”, que apresenta o conceito, objetivo e importância de aplicar a diversidade e inclusão, na prática. O conteúdo, dividido em duas aulas ministradas por diferentes professores voluntários, discute o papel das organizações do terceiro setor no ato de tornar a nossa sociedade mais justa e igualitária, também avaliando a importância de questões como o combate ao racismo e a proteção das populações indígenas.
A Escola Aberta do Terceiro Setor é uma plataforma de cursos on-line e gratuitos voltados para a capacitação dos agentes do Terceiro Setor. A partir deste trabalho, ela busca promover melhores condições de gestão e profissionalização nas organizações da sociedade civil, permitir que seus gestores tenham capacidade de superar desafios e incentivar a evolução do Terceiro Setor com consciência socioeconômica, cultural e política.
O trabalho da Escola Aberta do Terceiro Setor colabora diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Sobretudo, com o ODS 4 (Educação de qualidade) que propõe a garantia do acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Fonte: observatorio3setor.org.br