A pesquisa “Desafio das Organizações da Sociedade Civil”, da Phomenta, mostrou que 86% das OSCs participantes afirmaram sofrer com a escassez financeira
A escassez financeira é a principal dificuldade enfrentada pelas organizações do terceiro setor. Segundo a pesquisa “Desafio das Organizações da Sociedade Civil (OSCs)”, divulgada recentemente pela Phomenta, 86% das OSCs participantes afirmaram sofrer com a limitação de recursos financeiros.
Este foi o único problema citado por mais de 50% das organizações. No entanto, além dos obstáculos financeiros, parte significativa das OSCs relataram dificuldades relacionadas à escassez de recursos humanos (59%) e pouca visibilidade ou reconhecimento (36%).
Criada com propósito de evidenciar os principais desafios do terceiro setor e gerar reflexões sobre os métodos para superá-los, a pesquisa contou com a resposta de 403 ONGs de todas as regiões do Brasil. Por meio de um formulário online, foram coletados dados de organizações interessadas em programas da Phomenta, durante agosto de 2023 e setembro de 2024.
Neste formulário, as organizações responderam quais são as 3 principais dificuldades enfrentadas pela OSC, escolhendo entre opções pré-definidas e uma área de “outras”, na qual podiam submeter resposta personalizada.
No documento de divulgação da pesquisa, a Phomenta disse esperar que o levantamento seja um convite para ação.
“Que possamos, a partir dele, refletir sobre como podemos contribuir para o fortalecimento das OSCs” – Phomenta.
Conexão entre os desafios relatados
A Phomenta realizou um seminário online para o lançamento dos resultados da pesquisa, no dia 27 de março. Durante a apresentação, o diretor-executivo do negócio, Rodrigo Cavalcante, falou sobre a conexão entre as principais dificuldades relatadas pelas OSCs.
Cavalcante destacou que a escassez financeira e a falta de recursos humanos nas OSCs estão diretamente relacionadas.
“Se tenho pouco recurso, tenho dificuldade de contratar equipe e mantê-la. Se tenho uma equipe pouco estruturada e pequena, não consigo montar uma estrutura de captação de recursos”, afirmou Cavalcante.
O diretor também alertou para a saúde mental dos colaboradores. Segundo ele, a escassez de recursos humanos acaba, muitas vezes, resultando na sobrecarga da equipe envolvida na organização, seja de voluntários e funcionários contratados.
Em 2023, a Phomenta desenvolveu o estudo “A Saúde Mental e o Bem-Estar dos Profissionais do Terceiro Setor”. A partir dele, foi constatado que mais da metade dos funcionários do Terceiro Setor expressavam preocupações significativas com sua saúde mental e bem-estar.
Sobre a Phomenta
A Phomenta é um negócio de impacto que apoia e conecta ONGs, institutos, fundações e empresas para transformação de territórios e causas. Seu trabalho busca facilitar espaços para conexão e colaboração, conduzir formações práticas em gestão para ONGs, coordenar programas de voluntariado, e produzir conteúdos e pesquisas para o terceiro setor.
Redação Observatório 3º Setor
Por: Lucas Neves
Fonte: observatorio3setor.org.br