Alerta da ABCR: esquema fraudulento de doações internacionais ameaça organizações do Terceiro Setor

A ABCR reitera seu alerta contra um esquema fraudulento que continua a prejudicar organizações do terceiro setor em todo o país.

Desde junho de 2018, recebemos relatos persistentes de organizações locais abordadas por supostos captadores com propostas milionárias de doações internacionais. Também fizemos o alerta em 2020.

O modus operandi desse esquema envolve a promessa de receber milhões de reais em doações, com a condição de que 80% do valor seja devolvido após a nacionalização dos recursos. Nesse processo, é solicitado às organizações que utilizem a ferramenta “Visa Checkout” para receber o dinheiro internacional e, posteriormente, repassá-lo localmente. 

Enfatizamos que nenhum processo legítimo de doação exige a devolução de parte dos fundos para ser concretizado. Caso sua organização seja abordada por indivíduos se passando por captadores para intermediar doações, recomendamos que denunciem imediatamente às autoridades competentes.

A ABCR pede que organizações fiquem vigilantes e, se necessário, busquem suporte técnico para garantir a integridade de suas operações e a segurança de seus dados.

Fonte: captadores.org.br

//]]>