O mercado está abrindo a oportunidade para quem deseja seguir uma carreira focada em diversidade e inclusão. Saiba mais!
A questão da diversidade e inclusão tem ganhado notoriedade no mercado de trabalho. As empresas estão cientes da necessidade e dos benefícios de formar equipes com pessoas comumente ignoradas pela sociedade. Entretanto, nem todas as gestões estão preparadas para implantar ações com foco no tema.
Nesse contexto, surgiu um novo profissional cujo foco é elaborar estratégias que promovam igualdade e multiplicidade em ambientes de trabalho. Trata-se de um especialista que as organizações buscam para iniciar o processo de desenvolvimento de times mais diversos.
Isso tem aberto uma possibilidade para muitas pessoas que procuram seguir um novo tipo de atividade: uma carreira em diversidade e inclusão, que atua com um propósito considerado altamente nobre.
Quer entender melhor o papel desse novo tipo de profissional e sua atuação? Então continue acompanhando este conteúdo:
O especialista em diversidade
Conhecido também como analista de diversidade ou gerente de diversidade e inclusão, esse especialista desenvolve ações que tornem locais e empresas mais diversificados.
Isso inclui a promoção de políticas que ofereçam igualdade de salários entre homens e mulheres, aumentem a contratação de colaboradores não brancos e trabalhem o respeito a todos.
Muitas vezes, esse profissional precisará revisar a cultura de uma empresa para adequá-la às questões atuais. Além disso, pode ser necessário que ele promova treinamentos e ministre palestras sobre o tema com o restante do time empresarial.
Há empresas que definem que esse especialista trabalhará junto ao setor de compliance ou no desenvolvimento de ações de ESG. Nesses casos, ele poderá atuar de olho em outras questões políticas de acordo com as necessidades do negócio.
O que faz um profissional de diversidade e inclusão?
Um especialista em diversidade trabalha ao lado de lideranças e equipes de recursos humanos para aprimorar o processo de contratação de uma empresa. Entretanto, essa é apenas a ponta do iceberg com foco na transformação de uma organização em um ambiente inclusivo.
Uma das funções importantes desse profissional é a análise do negócio. Ele precisa estudar o número de admissões, o engajamento dos envolvidos e os dados de inclusão quando comparados ao mercado. Desse modo ele pode prestar contas às lideranças em torno dos resultados obtidos e prosseguir com novas atividades voltadas ao tema.
O especialista de diversidade também é responsável por preservar a satisfação e o bom convívio de colaboradores com vivências tão diferentes. Em vista disso, uma de suas habilidades é a capacidade de realizar uma gestão de conflitos eficiente capaz de satisfazer as partes envolvidas.
Entre outras atividades atribuídas a ele, vale destacar:
- Criação de comitês de diversidade e grupos de convivência;
- Participar do processo de integração de novos contratados;
- Colaborar com o planejamento estratégico da empresa;
- Demarcar os indicadores de diversidade do negócio;
- Trabalhar junto à área de comunicação interna para promoção de materiais com linguagem inclusiva.
Por fim, vale citar que pode ocorrer que o profissional de diversidade acabe tendo de lidar com situações de preconceito e discriminação. Quando bem preparado, ele consegue guiar a organização para a solução mais correta nesses casos e preservar a integridade do local.
Oportunidades de trabalho nessa carreira
Esse especialista pode ser contratado por empresas de qualquer setor, desde que ela esteja engajada em promover a questão da inclusão para seus times. Entretanto, sua atuação é mais comum em negócios que já possuem ou estão estruturando políticas de ESG.
Tal realidade ocorre principalmente em organizações de grande e médio porte, que lidam com um alto volume de colaboradores. Esses locais costumam oferecer cargos de liderança para analistas de diversidade, de modo que esse é considerado um profissional bem-conceituado.
Quem segue essa carreira também pode trabalhar em empresas de consultoria. Nesses casos, é possível atender diversos clientes e aumentar seus ganhos conforme o número de trabalho obtidos. Trata-se de uma boa oportunidade para quem busca ter um negócio próprio e atuar em algo que considera relevante.
Como se tornar um especialista em diversidade?
Um grande obstáculo para que mais empresas invistam em diversidade em seus negócios é a falta de mão de obra qualificada. São poucos os profissionais com conhecimento aprofundando sobre a questão e preparados para implementar ações inclusivas.
Para mudar esse quadro, o mercado de trabalho incentiva cada vez mais pessoas a se especializarem nesse tema.
Quem pretende seguir tal carreira deve procurar com cursos de capacitação que abordem tanto a questão da diversidade e inclusão, como a pauta ESG. Eles fornecem conteúdo vital para compreender o papel dos gestores nesse momento e a relevância de um ambiente diverso para as empresas.
O SEBRADES acredita que sua missão é auxiliar profissionais que estão querem dar os primeiros passos para se tornar especialistas ou se aprofundar no tema.
O curso de Introdução em ESG, por exemplo, oferece dados prévios de ações sociais eficientes no mundo corporativo. Já em ESG – Como Desenvolver um Comitê de Diversidade o aluno se capacita para formar comitês com foco em políticas de inclusão.
Conheça esse e outros cursos essenciais para quem deseja seguir uma carreira em diversidade e bons estudos!
Fonte: sebrades.com.br