8ª edição do Relatório Luz apresenta avanços e tropeços do Brasil rumo aos ODS estabelecidos pela ONU

A oitava edição do Relatório Luz, realizado pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, está disponível à população. 

Elaborado anualmente,  o documento apresenta uma visão crítica sobre a relação do Brasil com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aponta que o país enfrenta dificuldades “para tomar as rédeas”.

Os capítulos do relatório abordam temáticas referentes aos 17 ODS que integram a Agenda 2030 da ONU. São assuntos, como: saúde, educação, meio ambiente e desigualdade social. Abordando o ODS 1, o capítulo “Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares” (End poverty in all its forms everywhere) foi considerado o que apresentou mais progressos quando comparado com o ano de 2023.

O documento cita o restabelecimento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a ampliação dos recursos do Bolsa Família como algumas das medidas adotadas pelo país e que influenciaram o alcance de melhorias. Trazendo informações como essa, o Relatório Luz chama atenção do governo e demais instituições responsáveis para que assumam compromissos efetivos rumo ao desenvolvimento sustentável. 

Fonte: gife.org.br

//]]>