C20 apresenta recomendações para mitigar impactos das crises mundiais

O grupo de engajamento que representa a sociedade civil no G20, o Civil Society 20 (C20) entregou, no último dia 4 de julho, as recomendações para o enfrentamento das múltiplas crises globais.

As recomendações foram apresentadas durante a 3ª reunião dos sherpas do G20 e estão divididas em 20 tópicos. Dentre eles, estão sugestões apresentadas pelo GT9 – Filantropia e Desenvolvimento Sustentável, co-liderado pelo GIFE e Wings  – que este ano ocupa espaço inédito no G20. Destaca-se o típico 19, que menciona o papel filantrópico enquanto aliado da sociedade civil na busca por soluções nos territórios.  

“Reconhecer e apoiar o papel catalisador da filantropia, especialmente da comunidade [filantrópica], para promover o desenvolvimento sustentável e mobilizar recursos que sejam acessíveis e adaptados às necessidades das comunidades”, diz trecho do documento. 

“Uma de nossas recomendações é que a filantropia, embora não possua recursos tão grandes quanto governos ou empresas, tem a capacidade de apoiar iniciativas novas e servir como ponte entre governos e empresas. Precisamos de um arcabouço legal mais favorável”, afirmou durante o evento Benjamin Bellegy, da Wings. 

Outros pontos abordados são: defesa da democracia e dos direitos humanos; substituição do índice do PIB per capita por um outro que leve em consideração questões sociais, econômicas e climáticas; implementação urgente de planos que mitiguem os efeitos das mudanças climáticas, como o desinvestimento em combustíveis fósseis; e promoção de políticas fiscais globais justas.

As políticas sugeridas no documento buscam garantir o “pleno acesso a trabalho decente, água, terra, moradia, segurança alimentar, educação universal, saúde e sistemas de proteção social”.

Confira as recomendações na íntegra aqui

Fonte: gife.org.br
Foto: Maicon Douglas / C20 Brasil

//]]>