FIFE 2024: Debates sobre autoimagem, exemplos que inspiram, parcerias, tecnologia e comunicação inclusiva encerraram evento

Fórum reuniu uma variedade gigante de especialistas, todos antenados aos temas mais relevantes e atuais sobre o Terceiro Setor. Edição 2025 será em Curitiba (PR), de 8 a 11 de abril.

O último dia (26/04) do FIFE 2024 estreou com a palestra de Sofiane Labidi, coordenador do Laboratório de Sistemas Inteligentes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), apresentando o conceito de sociedade 5.0 e o impacto da inteligência artificial no universo da tecnologia aplicada aos mais variados setores.

Para o especialista, é possível e desejável que os avanços tecnológicos possam melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, equilibrando desenvolvimento com soluções para problemas sociais e econômicos.

O conceito de sociedade 5.0 se refere a uma sociedade superinteligente, centrada no ser humano, onde a tecnologia é utilizada para resolver desafios sociais, promovendo um balanceamento com as necessidades humanas.

“É importante que a sociedade compreenda que a tecnologia deve avançar em favor do homem, e esta expansão precisa suprir necessidades e otimizar processos na sociedade atual”, explicou Labidi. “Os recursos tecnológicos nos possibilitam redesenhar aspectos da sociedade. Cabe ao homem saber como usá-los para o bem”, complementou.

Na sequência, o especialista em engenharia de imagem social e reputação Luciélio Guimarães mostrou aos gestores algumas estratégias de marketing com potencial de causar impacto no público-alvo de cada organização. Sua palestra trouxe insights valiosos sobre comunicação não verbal e marketing sensorial.

“Essa é uma ferramenta extremamente poderosa quando falamos em causar impacto. Uma estratégia assertiva visa aguçar todos os sentidos dos indivíduos de maneiras distintas, porém, que conversem entre si”, explicou.

Segundo ele, chamar a atenção pela estética, por exemplo, é um fator interessante que costuma resultar em grande impacto, principalmente na mídia. “Um exemplo disso está no guarda-roupa da cantora Lady Gaga, como no dia em que foi ao MTV Video Music Awards de 2010 usando um polêmico vestido feito de carne, como forma de protesto. Ela chamou a atenção pelo fator espanto e atraiu olhares para uma causa”, afirmou.

Na sequência, o advogado Igor Ferrer, diretor de parcerias com a sociedade civil na Secretaria-geral da Presidência da República, reforçou a importância do relacionamento entre o poder público e as OSCs. Ressaltou, inclusive, que tais parcerias são essenciais para maximizar o impacto social, melhorar a eficiência na gestão dos recursos públicos e democratizar o acesso às políticas dos governos federal, estadual e municipal.

Ferrer também abordou as inovações trazidas pelo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, que facilitaram a execução desses convênios, tornando a concorrência mais equitativa entre as ONGs solicitantes e aumentando a participação social no ciclo de políticas públicas​.

Audiência garantida também teve a dupla de palestrantes dos Caçadores de Bons Exemplos, Iara e Eduardo Xavier. Em uma apresentação emocionante, eles compartilharam histórias inspiradoras de pessoas e projetos que fazem a diferença em suas comunidades.

Eles contaram ainda experiências próprias sobre a importância da solidariedade, do voluntariado e da cooperação para construir uma sociedade mais humana e ativa. Recentemente, em uma de suas viagens, a dupla teve seus equipamentos furtados, mas a narrativa – longe de ser um lamento – serviu para mostrar que, apesar das adversidades, existem muitos brasileiros comprometidos com o bem-estar social e a melhoria da comunidade.

O FIFE foi encerrado com a apresentação de Letícia Vidica, com o tema “Comunicação inclusiva”. Criadora do grupo Herdeiras de Glória Maria, rede que reúne jornalistas pretas, a apresentadora convidou o público a fazer uma reflexão coletiva sobre diversidade e inclusão na comunicação.

“O sucesso de uma comunicação só virá se ela for eficaz e, de fato, inclusiva. É preciso respeitar a linguagem daquele que visamos atingir. A comunicação só será considerada assertiva se cumprir este objetivo de adequação”, apontou.

Nos minutos finais do evento, a equipe da Rede Filantropia realizou os tradicionais sorteios, e o público pode se despedir com a imagem deste time que subiu ao palco da Plenária para agradecer a presença de todos e todas, além de receber o reconhecimento por mais uma grande realização do Fórum.

O Fórum ficou novamente marcado por ser um evento único, que reuniu uma variedade gigante de especialistas, todos antenados aos temas mais relevantes e atuais sobre o Terceiro Setor, em segmentos variados, por meio das mais de 90 palestras apresentadas. Engajado, o público deixou o Minascentro com sabor de quero mais, mas satisfeito de levar na bagagem ensinamentos ricos nesses quatro dias de evento.

O FIFE 2024 contou com apoio do Lima & Reis Sociedade de Advogados (Patrocínio Ouro); WebTGI e Blois & Oliveira Assessoria Contábil (Patrocínio Prata); Agência Pauta Social, Conecta Brasil, Criando, Mariz Advocacia e VRS Consult (Patrocínio Bronze); ABCR, Escola Aberta do Terceiro Setor e Fundamig.

As inscrições para edição 2025 já estão abertas. O próximo FIFE será realizado de 8 a 11 de abril, em Curitiba (PR). Saiba mais em: https://www.filantropia.ong/.

Fonte: Rede Filantropia
Foto: Divulgação

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