Guia oferece passo a passo para identificar desigualdades raciais na educação

Um documento que oferece um passo a passo para identificar as desigualdades raciais em redes de educação e escolas.

Esse é o objetivo do “Guia para realizar um bom diagnóstico de equidade racial”, publicado em parceria pelo Centro Lemann, Fundação Lemann e Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional).

O guia tem como objetivo apoiar secretarias de educação e gestores escolares na identificação e dimensionamento das desigualdades raciais existentes em suas escolas, e assim elaborar estratégias que respondam a cada realidade. O Guia é gratuito e pode ser acessado aqui.

Entrevistas com professores, diretores escolares, pesquisadores, técnicos e gestores de secretarias de educação e profissionais que estudam questões raciais foram a base para a produção do material. 

“Na escola, as desigualdades de desempenho entre estudantes de diferentes grupos raciais não têm relação, obviamente, com inteligência ou com capacidade de aprender; elas decorrem, sobretudo, de estigmas, da carência de incentivos e de outras violências sofridas por estudantes negras (os) de todas as idades, dentro e fora das instituições de ensino”, diz um trecho da carta de abertura do Guia. Vale destacar que a educação foi por muito tempo negada à população negra pelo próprio Estado brasileiro. 

A publicação está dividida em 10 capítulos, entre eles: as origens das desigualdades; os desafios para a realização dos diagnósticos; os primeiros passos para a coleta de dados; transformando os resultados; boas práticas.

Junto ao Guia, a Fundação e o Centro Lemann lançaram também o estudo: “Políticas e programas internacionais que promovem a equidade na educação”. O material aborda iniciativas bem-sucedidas dos Estados Unidos e faz uma análise do contexto de negras e negros na América Latina e no Brasil.

Fonte: gife.org.br

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