Com apoio de crianças, ONU-Habitat propõe requalificação de espaços públicos em cidades na fronteira entre Brasil e Argentina

Através da metodologia de Desenho de Espaços Públicos, projeto Conexões Urbanas desenvolveu uma proposta para melhorar espaços públicos nas cidades fronteiriças de Barracão (PR) e Bernardo de Irigoyen (Argentina).

Projetos foram apresentados nas escolas participantes no Brasil e na Argentina. 

Um grupo de 24 crianças brasileiras e argentinas de 9 a 14 anos foram colaboradoras do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) na proposta de requalificação de dois espaços públicos na fronteira entre Brasil e Argentina.

A iniciativa é do projeto Conexões Urbanas, que realizou oficinas da metodologia de Desenho de Espaços Públicos em duas escolas das cidades de Barracão (Paraná) e Bernardo de Irigoyen (Argentina) para instigar crianças e jovens a pensarem os espaços públicos que desejam.

Nesta segunda-feira (15), a equipe do projeto voltou às cidades para apresentar aos estudantes e à comunidade os projetos arquitetônicos realizados a partir de suas sugestões. O material foi compartilhado com as prefeituras locais, de forma a dar continuidade à ação. A ideia é que esses espaços públicos possam melhorar a qualidade de vida e promover a coesão social em áreas urbanas em contexto de fronteiras. 

Realizadas em março, as oficinas foram aplicadas na Escola Municipal Érico Veríssimo, em Barracão, e na Escola Provincial “765 – La Más Oriental del País”, em Bernardo de Irigoyen. Mesmo em contextos diferentes, o resultado foi um olhar conjunto para o mesmo território, compartilhado pelas duas nacionalidades.  

Detalhe da praça proposta para a cidade de Barracão, no Paraná.
Legenda: Detalhe da praça proposta para a cidade de Barracão, no Paraná. Foto: © Tâmara Ribeiro/Clara Teodoro

Do lado brasileiro, as crianças pensaram em soluções para o bairro Industrial, uma área afastada do centro da cidade. Elas propuseram equipamentos como parquinhos infantis e quadras para esportes, além de soluções para que as ruas sejam mais seguras para caminhar, pensando desde a sinalização viária até sua manutenção.

“Eu gostei muito que foi a gente que fez esse projeto, e que ele vai sair do papel para virar uma praça mesmo. A gente vai estar lá quase todo dia brincando. É uma coisa que vai ficar de verdade.” – Ana Carolina Chiogna, aluna do 5º ano que participou das oficinas. 

Sua colega Stephanie Dias complementa:

“O projeto foi muito legal. É tão bom saber que tudo isso foi a gente que fez. Tem muita gente que não está usando as pracinhas, e eu acredito que com esse projeto as crianças vão brincar e se divertir”.

Em Bernardo de Irigoyen, as oficinas tiveram como foco uma praça em um espaço verde próximo à fronteira, com grande potencial de uso e convívio harmonioso entre as duas nacionalidades. Os alunos buscaram atender públicos diversos em idades, gostos e necessidades. Uma escola de robótica, uma escola de inteligência emocional, espaço para piquenique e a despoluição de um riacho foram algumas das sugestões.

“Foi muito divertido, nunca me imaginei fazendo tudo isso. A gente propôs um lugar para brincar perto do riacho e uma quadra de futebol para podermos fazer campeonatos.” – Yeniffer, aluna de 11 anos. 

Proposta elaborada para espaço público na cidade argentina de Bernardo de Irigoyen.
Legenda: Proposta elaborada para espaço público na cidade argentina de Bernardo de Irigoyen. Foto: © Tâmara Ribeiro/Clara Teodoro

A metodologia colabora para alcançar um dos objetivos do projeto: auxiliar os governos locais a melhorarem seus espaços públicos a fim de que sejam mais inclusivos e sustentáveis, integrando a população dos dois países. A coordenadora local do projeto, Camilla Almeida, explica que a participação da comunidade na elaboração das propostas é fundamental para criar espaços públicos que atendam às necessidades locais – e que, no caso destas cidades, a empolgação de todos os participantes superou as expectativas. 

“Acreditamos fortemente na importância de espaços públicos de qualidade como lugares de encontro e convivência, especialmente em cidades fronteiriças, onde esses espaços têm o potencial de valorizar a interação entre pessoas de diferentes nacionalidades. Nesta região, observamos que 30% da população é formada por crianças e adolescentes, um número significativo. Por isso, consideramos fundamental criar um processo participativo que possa envolvê-las na concepção de praças para seus bairros, permitindo que elas se sintam parte ativa da transformação dos espaços públicos e incentivando o seu desenvolvimento como cidadãos responsáveis e conscientes do seu entorno”, explica Camilla. 

O secretário-geral da Prefeitura de Barracão, José Borsatto, reiterou a importância do projeto localmente, que está colaborando para elaboração do Plano Diretor da cidade:

“É um privilégio para nós receber essa experiência. Essas praças têm tudo aquilo que uma criança espera que tenha, e vão impactar na vida de outras crianças e de toda a cidade durante muitos anos. O futuro do nosso município está nas mãos destas crianças.”

Desenho de Espaços Públicos

Com a metodologia de Desenho de Espaços Públicos, os jovens são incentivados a observar suas comunidades e desenvolver a dupla capacidade de imaginar e projetar soluções para melhorar um espaço público. Para isso, é apresentado um repertório de soluções criadas em todo o mundo, a partir do qual os jovens adaptam, rejeitam ou adotam essas ideias em seus projetos conforme acharem relevante. 

A metodologia também oferece um momento de pesquisa de campo, em que os jovens realizam uma caminhada exploratória e conversam sobre aspectos do percurso que lhes chamam a atenção, contando sobre a sua vivência no bairro. 

Para projetar soluções, o ONU-Habitat compartilha técnicas descomplicadas de urbanismo e cartografia, que são colocadas em prática com a elaboração de maquetes físicas dos espaços desejados. Posteriormente, são organizados momentos de apresentação dos projetos, mostrando que os jovens são capazes de projetar e defender a mudança que desejam. 

“As metodologias participativas de espaços públicos reforçam que cada comunidade tem suas próprias realidades e aspirações. Uma política pública que pense desenvolvimento urbano precisa considerar as características particulares de cada local, uma vez que as dinâmicas entre pessoas e espaços públicos podem e devem influenciar diretamente nos desenhos da cidade. Na fronteira entre Brasil e Argentina, a coabitação é um pouco fundamental da cultural local, e seus espaços públicos devem ser pensados para promover essa troca entre as populações”, explica o Representante Internacional do ONU-Habitat para Brasil e Cone Sul, Alain Grimard. 

Conexões Urbanas

Caminhada exploratória, mapa afetivo, nuvem de necessidades, chuva de ideias e elaboração das maquetes são as cinco etapas realizadas pelas oficinas.
Legenda: Caminhada exploratória, mapa afetivo, nuvem de necessidades, chuva de ideias e elaboração das maquetes são as cinco etapas realizadas pelas oficinas. Foto: © Ana Beatriz Paes/ONU-Habitat Brasil

Lançado em 2022, o projeto tem como objetivo fortalecer os governos locais através do planejamento e desenho urbano participativo de espaços públicos através de recomendações de políticas públicas, desenvolvimento de capacidades do corpo técnico, compartilhamento de conhecimento e apoio à regeneração de espaços públicos. Na região de Barracão e Bernardo de Irigoyen, o projeto também atua nas cidades de Bom Jesus do Sul (PR) e Dionísio Cerqueira. Além desse grupo de municípios, o projeto também abarca a região de Foz do Iguaçu (Brasil) e Ciudad del Este (Paraguai) e mais duas cidades no Líbano. 

Financiado pela Conta de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDA), o projeto já promoveu escutas da população e atores locais, realizou oficinas com autoridades e lideranças dos territórios, e elaborou um diagnóstico dos espaços públicos a partir de metodologias participativas, disponível neste link.

Contato para imprensa:

Aléxia Saraiva, ONU-Habitat Brasil: alexia.saraiva@un.org

Fonte: brasil.un.org

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