A importância da captação estratégica de recursos

As Organizações da Sociedade Civil, OSC, buscam alcançar equilíbrio financeiro e bom desempenho operacional para a realização de suas missões. Mas um dos grandes desafios das OSCs é a captação de recursos, elemento fundamental para a sobrevivência da organização.

A captação de recursos representa para as organizações da sociedade civil o que a área de tributos representa para a administração pública (trazer o dinheiro via impostos e taxas) e a área comercial para as empresas (trazer o dinheiro a partir da venda de produtos e prestação de serviços), segundo explica João Paulo Vergueiro, diretor- executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos, ABCR.

Atualmente, os gestores do Terceiro Setor têm mais acesso a conteúdo, debates e estudos sobre captação de recursos. Renomados especialistas compartilham conhecimentos teóricos e práticos de extrema importância que apodem orientar e alavancar a sustentabilidade financeira e social das entidades. Um dos principais nomes da capacitação na área é a Escola Aberta do Terceiro Setor.

Para quem busca saber mais sobre o tema, a Escola Aberta do Terceiro Setor oferece o curso Captação Estratégica de Recursos, integralmente gratuito, ministrado pela professora voluntária Rachel Carneiro, sócia-fundadora e idealizadora da Ideal Social. Com quase 20 anos de atuação na área social e de cultura, sempre atuou na materialização de grandes ideias, ajudando a tirá-las do papel para torná-las real.

O curso tem como objetivo ajudar o aluno a migrar de uma visão compartimentada (de captação de recursos para projetos e ciclos de atividades) para ações de longo prazo, com ferramentas de fácil aplicação para a construção de uma estratégia institucional de captação de recursos. “Uma boa estratégia apresenta melhoria da capacidade gerencial da organização”, enfatiza Rachel no curso. Para fazer sua inscrição, acesse a plataforma da Escola Aberta do Terceiro Setor.

Fonte: escolaaberta3setor.org.br

//]]>