O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Universo Americanas, composto por Americanas, B2W Digital, IF – Inovação e Futuro, Ame e LET´S, se unem em uma campanha contra a evasão escolar de adolescentes e jovens, problema social potencializado durante a pandemia da COVID-19.
A campanha “Juntos podemos incentivar a educação”, encoraja os clientes a fazerem doações e a dobrar o valor doado para a instituição. O montante arrecadado será usado na compra de kits de educação digital, distribuídos para alunos da rede pública de todo o Brasil. Os kits contarão com um smartphone, um chip de celular com acesso à internet, um livro de literatura, um folheto de prevenção à COVID-19 e dicas de saúde, três máscaras reutilizáveis (de pano) e um pote de álcool em gel de 420g.
Durante a ação, os clientes são impactados, no momento de finalização da compra no site e app da marca, com a opção de doar R$ 2,00 para a campanha. Ao realizá-la, a Americanas automaticamente efetiva uma doação no mesmo valor, totalizando R$ 4,00. Os valores serão revertidos para a compra dos kits que serão distribuídos nacionalmente pelo UNICEF para os estudantes.
A iniciativa integra a estratégia de responsabilidade social do Universo Americanas, que tem como objetivo gerar impacto positivo por meio de parcerias colaborativas, em especial na capacitação, redução das desigualdades e necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, em linha com a Agenda 2030. Com a nova campanha, a Americanas busca assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, previstas no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4.
“Com a campanha, reforçamos nosso compromisso com o desenvolvimento da sociedade e seu bem-estar. Por meio da iniciativa, buscamos garantir que estudantes da rede pública tenham os equipamentos necessários para realizar aulas online e todo o apoio possível na aprendizagem a distância, além de fortalecermos nossa importante parceria com o UNICEF, ampliada por conta da pandemia”, afirmou a presidente do comitê de crise e CEO da IF – Inovação e Futuro, motor de inovação do Universo Americanas, Anna Saicali.
“As meninas e os meninos sem acesso à internet são aqueles que mais sofrem os impactos sociais da pandemia, incluindo o aumento da desigualdade no acesso a direitos fundamentais, como educação, saúde, proteção e participação. Essa parceria com o Universo Americanas traz uma contribuição importante para reverter esse cenário”, afirmou a representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer.
Outras doações
Parceiro estratégico do UNICEF para minimizar os impactos da pandemia na vida da população em situação de vulnerabilidade social no país, o Universo Americanas já firmou importantes parcerias com a instituição. Buscando garantir o acesso a itens de higiene necessários à prevenção da COVID-19, a Americanas doou, no ano passado, mais de 175 mil kits compostos por itens como sabonetes, álcool em gel, sabão em pó e líquido, fraldas infantis, fraldas geriátricas, pasta de dentes, escova de dentes e água mineral. As doações beneficiaram mais de 419 mil pessoas moradoras das cidades de Belém (PA), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP).
Fonte: brasil.un.org