Rede de voluntários ajuda jovens da periferia a aprenderem inglês

A iniciativa Soul Bilíngue é formada por pessoas de vários países que, de forma voluntária, fazem mentorias para jovens da periferia aprenderem inglês.

Segundo uma pesquisa da British Council, apenas 5% da população brasileira fala inglês, o que faz com que o país seja o 53º colocado em um ranking de fluência no idioma, de acordo com English First.

Os impactos negativos disso são sentidos, principalmente, por pessoas de menor renda, a maioria jovens de escolas públicas e regiões periféricas, com menor probabilidade de disputar uma boa vaga de emprego ou se comunicar em viagens para o exterior.

Pensando nisso, uma rede de nativos e brasileiros que vivem no exterior uniu a tecnologia e o conhecimento como ferramenta para que jovens de periferias e escolas públicas de São Paulo e Rio de Janeiro aprendam ou aprimorem o nível de inglês.

As mentorias, online e individuais, acontecem três vezes ao mês e fazem parte da iniciativa social Soul Bilíngue, que democratiza o acesso internacional a jovens de baixa renda.

Atualmente, o trabalho voluntário conta com mais de 100 pessoas, entre americanos e brasileiros que vivem na Inglaterra, Panamá, Barbados, Argentina e Índia, e é voltado para aqueles que dominam o inglês e desejam doar parte do tempo para esclarecer dúvidas e mostrar como o idioma é utilizado no dia a dia, nas mais diferentes regiões do mundo.

Mais de 300 jovens de baixa renda já foram beneficiados pela iniciativa. Os interessados em fazer parte do time de voluntariado podem preencher o formulário disponível no site.

Além das mentorias e das aulas regulares online, aos sábados todos os alunos da organização social concorrem a bolsas de estudos de inglês em países como Austrália, Inglaterra, Nova Zelândia e Canadá.

Mais de 15 pessoas já viajaram com a organização social, que suspendeu 20 viagens programadas para este ano, em decorrência da pandemia de Covid-19.

Para se inscrever, o jovem precisa participar de um processo seletivo semestral, ter de 18 a 26 anos, renda per capita de até dois salários mínimos e ser estudante ou ex-aluno de escola pública.

Para saber mais, acesse soulbilingue.com.

Por: Júlia Pereira

Fonte: observatorio3setor.org.br

//]]>