Como reter voluntários para a sua causa

Só porque você conseguiu atrair, mobilizar e engajar voluntários, não significa que vai conseguir retê-los, fidelizá-los, mantê-los. Todos reconhecem a importância do voluntariado. Os benefícios e o bem-estar que ele promove, tanto para quem faz como para quem recebe e até mobiliza ou facilita a ação. Então, por que será que é tão desafiador que permaneçam fiéis ao projeto ou à organização?

Porque é preciso mais que inspirá-los.

Porque o tempo doado tem que fazer muito sentido.

Porque coordenadores de programas de voluntariado devem estar atentos e se dedicarem a ir além do engajamento de pessoas.

Porque é preciso encantá-los!

Algumas dicas para a retenção de voluntários: 

1. Agradeça. Mostre de forma genuína, honesta e transparente o quanto aprecia a presença e a relevância das ações. Diga obrigado! Certamente o mais simples e fácil que se pode fazer. Também é possível promover gestos criativos para agradecer, tais como enviar uma carta ou um cartão de agradecimento para a casa do voluntário, ou dar destaque à sua atividade em um boletim informativo.

2. Construa um ambiente de colaboração e cooperação onde todos conseguem reconhecer seu papel e sua importância. Só mobilize pessoas para o programa de voluntariado quando estiver com tudo organizado. Faça uma descrição clara do trabalho desde o início e, se ele estiver se voluntariando, receba-o e esclareça todas as questões, direitos, deveres e responsabilidades.

3. Realize treinamentos, capacitações, formações. Embora o trabalho possa parecer fácil, reserve um tempo para explicá-lo. Muitas vezes os voluntários com mais experiência podem apoiar e orientar os novos. Certifique-se de que as instruções sejam apresentadas e que exista um manual, um guia onde possam consultar e buscar mais esclarecimento. Maximize os talentos de seus voluntários. Pense em seus voluntários como uma equipe extra capaz de executar tarefas complexas. Tire proveito de sua experiência e habilidades únicas.

4. Ofereça uma recepção calorosa. Mostre aos voluntários o quanto são bem-vindos. Apresente a organização onde irão atuar: valores, objetivos, diretoria, time de trabalho.

5. Comunique-se! A comunicação é a chave do sucesso e deve ser realizada de forma clara, objetiva, mas também amorosa. Fotografe, faça vídeos, colha depoimentos. Divulgue e espalhe para inspirar e reconhecer as boas práticas.

6. Respeite o tempo do voluntário.
O tempo é o bem mais precioso e valioso oferecido para o voluntariado e tem que ser muito bem utilizado. Todos possuem vidas ocupadas e quem prioriza um tempo para o voluntariado certamente está fazendo malabarismos com tarefas profissionais e pessoais do dia a dia. Decida antecipadamente quanto tempo ele deverá doar, que dia, horário.

7. Compartilhe resultados. Quando se apresenta o impacto causado pela presença dos voluntários, isso os deixará orgulhosos e interessados em retornar para oferecer ainda mais seus serviços. Deixe-os saber que estão ajudando a tornar o mundo um lugar melhor. Conte e reconte as histórias de sucesso sobre seus programas. Não se esqueça também do resultado sobre o próprio voluntário: os indivíduos devem sentir que estão crescendo e desenvolvendo suas habilidades enquanto se voluntariam.

8. Seja pessoal. Cada um deve compreender o quanto é reconhecido individualmente. Experimente e veja todo o processo do voluntariado do ponto de vista dos voluntários.

9. Escute. Todos os voluntários devem ter voz e possibilidade de contribuir e participar. Certamente ao pedir a opinião deles, deixar que saibam que aprecia suas ideias manterá seus voluntários motivados e fará com que eles continuem voltando. Realize uma reunião para discutir os desafios das áreas, das atividades, a agenda.

10. Valorize. Embora os voluntários não possam ser recompensados monetariamente (e não é por isso que estão se voluntariando), é fundamental que sejam reconhecidos e valorizados. Festejar e celebrar são ritos fundamentais. Lembre-se: é impossível calcular totalmente o valor de um voluntário.

Com essas dicas úteis, sua organização estará na melhor posição para não apenas recrutar, mas principalmente reter voluntários, e assim manter esse recurso inestimável muito apaixonado, dedicado e entusiasmado pelo trabalho que realiza.

Por: Silvia Naccache

Fonte: filantropia.ong

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