Crise pode levar 30 milhões de latino-americanos à pobreza

Segundo a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), a economia da região cairá 5,3% e a da América do Sul 5,2%, como efeitos da pandemia do novo coronavírus.

Em entrevista à BBC News Brasil, a secretária-executiva da Cepal, Alicia Bárcena, explicou que o resultado se deve a diversos fatores, como a queda dos sócios comerciais da região, como China, Estados Unidos e Europa; queda nos preços das commodities, a exemplo do petróleo; baixa procura pelo turismo; queda das remessas (de imigrantes para seus familiares; além da aversão ao risco por parte dos movimentos financeiros, que buscam os EUA, por exemplo.

Um relatório da Cepal afirma, ainda, que, como resultado da crise, o desemprego será de, aproximadamente, 11% e que a pobreza aumentará, principalmente a partir dos indivíduos que tinham conseguido sair da pobreza e da pobreza extrema e que vão voltar a esta condição. Serão mais 30 milhões de pessoas na faixa da pobreza e pobreza extrema.

Bárcena ressalta que uma das alternativas para tentar amenizar a tragédia social na região é proteger o emprego e os salários, tanto de empregados formais quanto informais, já que estes representam 53% na região.

Além disso, pequenas e médias empresas também precisam de proteção para evitar a perda da capacidade produtiva da América Latina.

Bárcena ressalta que é importante renegociar as dívidas das pessoas físicas. Outra medida que a secretária afirma ser necessária é o auxílio emergencial, iniciativa já praticada pelo Brasil.

Por fim, Bárcena comenta sobre a desigualdade de gênero, que pode aumentar durante o confinamento, já que muitas mulheres têm trabalho dobrado em casa, pois são responsáveis pela atenção aos filhos, tarefas domésticas, além do próprio emprego.

A violência doméstica também tem aumentado neste período. Durante o isolamento, as vítimas ficam confinadas com seus agressores, sem conseguir encontrar formas de denunciar o crime.

Por: Júlia Pereira

Fonte: BBC News Brasil / observatorio3setor.org.br

//]]>