322 milhões de pessoas no mundo sofrem com depressão, segundo OMS

No Brasil, 11,5 milhões de pessoas sofrem com o transtorno mental, o equivalente a 5,8% da população.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o aumento progressivo de casos de depressão no mundo. Entre 2005 e 2015, o número de casos da doença cresceu 18%. E o número de pessoas afetadas pela depressão já chega a 322 milhões em todo o mundo.

No Brasil, 5,8% da população sofre com a doença, o que significa mais de 11,5 milhões de pessoas. E mais de 18,6 milhões de pessoas (9,3% da população brasileira) têm distúrbios relacionados à ansiedade.

A depressão é um transtorno mental que produz alterações do humor caracterizadas por uma tristeza profunda, relacionada com sentimentos de dor, baixa autoestima, distúrbios do sono e apetite, e até falta de concentração.

Indivíduos que passaram por algum trauma ou instabilidade emocional forte, como a perda de um emprego ou um luto, estão mais propensas a desenvolver a doença. De acordo com a OMS, as mulheres estão mais suscetíveis a quadros depressivos do que os homens.

A depressão também pode resultar, em seus casos mais graves, no suicídio, principalmente quando não diagnosticada e tratada. Anualmente, 800 mil casos de suicídio são registrados no mundo.

A doença pode ser caracterizada como leve, moderada ou grave, variando de acordo com a intensidade dos sintomas. No quadro leve, a pessoa afetada pode encontrar dificuldades para realizar trabalhos simples e atividades sociais, sem grande prejuízo. Porém, durante um quadro grave o indivíduo não será capaz de realizar nenhuma função social.

Para mais informações sobre a doença, acesse: OPAS Brasil.

Caso precise de ajuda, entre contato com o CVV – Centro de Valorização da Vida.

Por: Mariana Lima

Fonte: observatorio3setor.org.br

//]]>